BEM-ESTAR ANIMAL

Um dos objetivos relevantes da Ong VOLUNTÁRIOS DO AMOR no bem-estar e proteção Animal da Cidade de Russas/CE é estabelecer ações ambientalmente conjuntas, em especial na defesa e proteção da fauna e no controle populacional de cães e gatos abandonados, justamente para atingir o equilíbrio ecológico e o convívio mais harmonioso, duradouro e saudável das pessoas com os animais domésticos.
Essas ações resumidamente podem ser:
-
Realizar a castração de cães e gatos, que é o instrumento mais eficaz que existe para garantir que não haja uma explosão populacional dessas espécies, diminuindo o índice de abandono e maus-tratos na cidade, de modo a prevenir agravos à saúde pública e os impactos negativos ao meio ambiente.
-
Disseminar campanhas permanentes de Educação Ambiental sobre a fauna junto à sociedade, buscando criar uma conscientização quanto a responsabilidade da adoção, guarda e posse dos animais domésticos, zoonoses, vacinação e da necessidade de esterilizar os mesmos, como forma de proteção à saúde pública e ao meio ambiente.
-
Identificar os locais da necessidade de atendimento prioritário ou emergencial das ações ambientais no município, em face da superpopulação ou quadro epidemiológico de zoonoses identificado pelo poder público.
-
Utilizar um registro de informações contendo identificação dos animais domésticos atendidos, bem como seus tutores, cuidadores e/ou responsáveis temporários. A Ong já possui um cadastro.
Animais domésticos (Cães e Gatos) exigem responsabilidades. Por isso, antes de assumir a tutela é importante saber:
-
Se todos do convívio familiar concordam.
-
Em ficar com ele por muito tempo.
-
Assumir a responsabilidade pelo seu bem-estar, garantindo alimentação, saúde, higiene, lazer e atividades apropriadas ao seu estágio de vida.
-
Planejar substituto quando não estiver em casa ou for viajar.
-
Certificar quanto aos recursos necessários para mantê-lo.
-
O carinho, a alegria e a companhia irão retribuir os cuidados despendidos.
Dicas relevantes
-
Castre seu animal, seja ele cão ou gato, macho ou fêmea. Isso evitará além de crias indesejadas, o risco de contrair algumas doenças, como o câncer e infecções, segundo a medicina veterinária.
-
Mantenha o animal dentro de sua moradia e jamais solte-o na rua.
-
Preserve a saúde psíquica do animal dando-lhe carinho e atenção.
-
Cuide da saúde física dele, com abrigamento, alimentação, medicamentos (vacinação, vermifugação etc.) e higiene.
-
Passeie com seu cão, sempre utilizando coleira e guia, evitando atropelamentos e ataques.
-
Recolha e descarte os dejetos dele em local apropriado.
-
Utilize, caso seja necessário, a ajuda de pessoas especializadas em comportamento social animal. Jamais utilizando como pretexto para maus-tratos.
-
Identifique o animal com uma plaqueta na coleira ou através do microchip, quando possível. A aplicação é simples, sem anestesia e garante a identificação do animal em caso de perda ou furto.
Adotar é um ato de amor
Infelizmente, existem em nossa cidade muitos animais abandonados nas ruas e espaços públicos e que necessitam de proteção, amor e carinho.
Portanto, antes de qualquer aquisição de um AMIGO DE 4 PATAS podemos exercitar a nossa compaixão, pois adotar é um ato de amor.
Os VOLUNTÁRIOS DO AMOR conta com um sistema permanente de informações virtuais em suas redes sociais que permite a adoção responsável, como também divulga os desaparecidos (encontrados e perdidos) e ainda relatos de maus tratos cometidos aos animais domésticos.
Também promove e participa de campanhas e eventos de arrecadação de ração e medicamentos, como também adoção de cães e gatos já vacinados, castrados e identificados.
Diversos entes e pessoas que desenvolvem atividades relacionadas à proteção e bem-estar animal em Russas, serão sempre bem-vindos na união de esforços para enfrentamento conjunto desta causa animal, que é de todos.
Castração de Animais
Como a superpopulação de cães e gatos abandonados é um grave problema na maioria das cidades brasileiras (inclusive aqui em Russas), especialmente nos grandes centros urbanos, a castração é o instrumento mais eficaz e recomendado que existe para garantir que não haja uma explosão e descontrole populacional dessas espécies.
Pensando nisso, a Ong VOLUNTÁRIOS DO AMOR criou e executa, dentro de suas possibilidades financeiras, o projeto "Ajude um 4 Patas", voltado à castração de cães e gatos comunitários abandonados nas ruas e espaços públicos, bem como daqueles pertencentes às famílias em situação de vulnerabilidade social (baixa renda). Essa iniciativa é direcionada ao controle populacional, prevenção de doenças e equilíbrio do meio ambiente.
Para que o atendimento aconteça, é preciso fazer contato prévio, e após, preencher a ficha de inscrição e cadastro fornecida pela instituição, com todas as informações necessárias do animal objeto da castração, bem como do tutor ou do responsável comunitário pelo mesmo antes e após a cirurgia.
Algumas recomendações e cuidados antes e depois da castração, e que também sofrerão avaliação médico-veterinário
-
Os animais devem estar saudáveis e livres de carrapatos e pulgas.
-
Os cães deverão ser trazidos com guia e coleira.
-
Gatos deverão ser trazidos em caixa de transporte específica, visando a segurança e evitando a fuga dos mesmos.
-
Informar, antes do procedimento, da possibilidade de o animal estar prenhe.
-
Informar qualquer alteração na saúde do animal nos dias antecedentes da cirurgia.
-
No caso de desistência comunicar com três dias de antecedência da cirurgia.
-
Fazer o jejum recomendado para cães e gatos para o procedimento cirúrgico.
-
Alimentar (água e comida) somente 9h após a castração.
-
Manter o animal em local coberto e protegido.
-
Utilizar “colar abajur ou similar” e/ou roupa cirúrgica após a castração.
-
Fazer os curativos e o retorno recomendado.
-
Medicar o animal conforme receita prescrita no dia da castração.
CADASTRO (Clique no ícone abaixo)